sábado, 29 de maio de 2010

"CINEMA TIM"


De volta e ainda repleto de empolgação me enchi de uma inspiração repentina, e um desejo insustentável de tratar de um assunto que me fascina; uma verdadeira paixão! O Cinema. Em especial um cineasta renomado e muito querido em Hollywood pelo qual eu tenho grande admiração. Tim Burton.
Esse gênio da Cinemografia pra quem não conhece ainda, foi criador de um dos filmes mais conhecidos no mundo todo: ‘Edward Mão de Tesoura’ (Edward Scissorhands), que além de marcar uma época, fez com que o cineasta fosse conhecido e reconhecido no mundo da sétima arte.
Tim Burton(Timothy Walter Burton), nasceu em 1985, ano do cachorro no zodíaco chinês, oq talvez explique sua obssessão por equilibrar o horror e a comédia (rs). Trabalho esse muito bem sucedido diga-se de passagem. Tim é o primeiro de dois filhos, e na sua infância nunca gostou muito da escola, dos estudos e não era bom aluno por consequência... A maior parte do seu tempo tentava fugir da realidade cotidiana lendo livros sombrios do autor Edgar Allan Poe, ainda uma de suas maiores fontes de inspiração. Gostava tbm de assistir filmes de terror de baixo orçamento, o que lhe inspirou em sua carreira no cinema.
Ao terminar o colegial, Burton ganhou uma bolsa pra estudar animação (uma de suas maiores paixões) na Disney, onde alguns anos depois foi contratado como animador aprendiz trabalhando no filme ‘The Fox and the Hound’.
Burton chegou a trabalhar em outras animações ainda na Disney, mas só obteve visibilidade ao produzir um de seus grandes sucessos animados (que aliás é um dos meus favoritos) ‘O Estranho Mundo de Jack’. O seu apego ao horror com sua habilidade para a comédia Burton conciliou três anos depois em Os Fantasmas se Divertem (Beetlejuice).
Logo após, aproveitando a alta em sua carreira cinematográfica, ele conseguiu concluir um de seus projetos pessoais, filmando ‘Edward Scissorhands’ que marcou pra sempre a carreira do cineasta, mas não lhe deu a estabilidade que esperava, já que algum tempo depois Tim se viu em baixa ao produzir filmes como ‘Marte Ataca’ e ‘Planeta dos Macacos’. Mas como seu trabalho era ainda um dos melhores que o cinema mundial já viu, pouco tempo depois com as obras: ‘A Lenda do Cavaleiro sem cabeça’ e ‘Peixe Grande e suas Histórias Maravilhosas’, Burton retomou seu auge e bombou nas telonas com grandes sucessos como ‘Corpse Bride, a Noiva Cadáver’, o remake de ‘A Fantástica Fábrica de Chocolates’ e a pouco tempo; em 2008, produziu algo surpreendente aos olhos de seus admiradores, já que Tim Burton diz não gostar de músicas; o sombrio e macabro musical ‘Sweeney Todd, o barbeiro demoníaco da Rua Fleet’, que lhe rendeu um Oscar de melhor direção (O melhor em minha modesta opinião), com a participação de seus maiores e inseparáveis colaboradores: Helena Bonham Carter (sua mulher, com quem tem um casal de filhos) e Johnny Depp, os quais estrelaram a maior parte de suas criações.
Seu último e atualmente mais marcante trabalho foi o remake bombástico de ‘Alice in wonderland’ (Alice no país das maravilhas) da Disney, lançado em high tecnology 3D, e recordista de bilheteria. Espero um Oscar pra uma produção tão surpreendente e proporcinalmente grandiosa!
Bom, o assunto que tanto gostaria de compartilhar com todos os meus queridos amigos e leitores é esse. Um universo mágico, inteligente e oscilante chamado CINEMA, que desde sempre me encanta e a tantas gerações por todo o mundo!
Beijos mil a todos e obrigado por estarem comigo!


Ayron B.

2 comentários:

  1. Maravilhoso! Amo o TIm Burton tanto quanto você e "Alice" ficou simplesmente perfeito!
    Na torcida pelo Oscar!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom mesmo.. Seus filmes nos levam ate esse mundos encantadores q só o Tim ( a intimidade..rsrs) produz..

    Quase um "Frida K." na minha vida..

    ResponderExcluir